Blog AMCC

19 fev

Vantagens da terceirização das cobranças

Cobranças e recuperação de crédito – Florianópolis

A atual crise econômica tem gerado uma série de desafios, sendo a inadimplência um dos principais fatores. Ao mesmo tempo, cobrar não é uma das tarefas mais agradáveis e fáceis de se realizar. Uma alternativa que as empresas têm adotado para resolver esse problema é a terceirização do setor de cobranças.

Muitas organizações preferem realizar todas as atividades, evitando qualquer tipo de terceirização, enquanto outras preferem focar no core business (atividade principal do negócio) e terceirizar o que puder.

Cada alternativa tem os seus prós e contras. Neste artigo, analisaremos as vantagens de terceirizar o setor de cobranças, mostrar como funciona e algumas formas alternativas de se fazer. Confira!

AJUDA NA RETENÇÃO DE CLIENTES

Ninguém gosta de ser cobrado, por isso, mais importante do que cobrar é a forma como se cobra. Existem fatores técnicos e jurídicos que devem ser levados em conta e, principalmente, a sua relação com o cliente, que pode sair prejudicada.

Contar com uma empresa especializada em cobranças é, sem dúvidas, uma ótima alternativa nesse caso. Essas empresas já dominam toda a legislação, além de contar com funcionários treinados e experientes que saberão quando e como cobrar.

Mesmo diante de qualquer problema, o cliente entenderá que não é você, e sim a empresa de cobrança que agiu errado. Assim, essa escolha poderá ajudá-lo na retenção de clientes.

FACILITA O CONTROLE DE PAGAMENTOS

Quanto maior a quantidade de clientes, mais difícil gerenciar o controle de pagamentos. A cada fatura ou nota em atraso, a situação fica mais complicada.

Muitas vezes o cliente paga uma parcela posterior a que está em atraso e, se não houver um controle minucioso, a que está em atraso poderá ser esquecida.

Terceirizar torna esse processo muito mais prático. A empresa é responsável por esse gerenciamento e poderá enviar relatórios, gráficos e status de qualquer cliente assim que solicitado. As ferramentas utilizadas garantem o total controle e facilidade no gerenciamento das informações.

ECONOMIZA TEMPO E DINHEIRO

Ter profissionais qualificados nessa área exige um alto investimento, além do alto custo da implantação de softwares e pagamento de licenças.

Terceirizar a cobrança transmite um ar mais profissional ao serviço, agiliza o recebimento e possibilita que seus gestores foquem nas atividades prioritárias para o negócio como aquisição de novos clientes, aumento de produtividade e gerenciamento das metas.

AGILIZA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS

Normalmente as empresas utilizam os funcionários próprios para efetuar as cobranças de curto prazo até um mês após a data de vencimento. O objetivo é reter o cliente e fazer com que ele compre novamente o mais rápido possível. Após esse período sem êxito, elas geralmente recorrem à terceirização.

A empresa terceirizada assume a partir daí, direcionando todos os seus esforços e know-how para garantir que o pagamento seja realizado o quanto antes.

Deve existir uma ligação direta entre o departamento financeiro da empesa com a empresa de cobrança contratada, facilitando tratativas e agilizando a resolução de problemas.

Fonte: https://bit.ly/2TRqhRQ

Deixe seu comentário