Blog AMCC

27 ago

5 dicas para melhorar a produtividade na sua empresa

Um negócio produtivo consegue alcançar os resultados desejados com mais eficiência, diferenciando-se dos concorrentes e garantindo sua sobrevivência. A questão é: como é possível melhorar a produtividade na empresa?

Não é uma tarefa fácil. Segundo pesquisa da Workfront61% do expediente de trabalho é improdutivo. Os motivos são muitos, desde o desperdício de tempo em reuniões desnecessárias, má gestão das prioridades diárias até a falta de uma comunicação eficiente.

Pensando nisso, criamos um guia especialmente para você. Hoje, vamos te ajudar a melhorar a produtividade na empresa de forma eficaz. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

 

1. Mantenha os profissionais engajados

A motivação dos colaboradores é uma ferramenta que pode ajudar muito na produtividade. Grosso modo, essa motivação representa a energia que parte de cada pessoas e a impulsiona na busca por resultados fora da curva. Então, aprenda a motivar a equipe!

Segundo a teoria das expectativas, desenvolvida por Victor Vroom, a motivação parte do valor que se agrega aos objetivos e a expectativa de alcançá-los. Desse modo, é crucial definir objetivos que sejam alcançáveis e associá-los a boas recompensas, financeiras ou não.

 

2. Utilize as novas tecnologias a seu favor

Os diversos processos da empresa podem ser melhorados com a tecnologia correta, da cobrança de inadimplentes até a contratação de novas pessoas. Mas é preciso definir a tecnologia certa, que automatize os processos e permita focar no que é necessário.

Como exemplo de tecnologias, é possível destacar softwares de gestão de projetos, plataformas de autonegociação e sistemas de gestão empresarial. Se possível, busque planos que ofereçam demonstrações gratuitas. Assim, fica mais fácil tomar a decisão correta.

 

3. Melhorar o processo interno de comunicação

São muitos os erros, falhas e retrabalhos que se originam da falta de comunicação no ambiente interno. Segundo Peter Drucker, considerado pai da administração moderna, cerca de 60% dos problemas e conflitos diários acontecem pela falta de diálogo.

Para otimizar a comunicação interna, é preciso implementar novos canais de comunicação, tais como: murais de recados, aplicativos mobile e intranet. Também é importante conscientizar cada líder de equipe, estimulando-os a agirem com mais transparência no dia a dia.

 

4. Trabalhe com estratégias de outsourcing

Outsourcing significa terceirizar determinada atividade da empresa, transferindo-a para outras pessoas (ou empresas) que são mais especializadas. Um exemplo cada vez mais utilizado é a terceirização das atividades de cobrança, garantindo mais rapidez na recuperação dos valores.

Isso beneficia a empresa contratante de diversas formas. É possível destacar a possibilidade de focar no business core, eliminar o desperdício de energia com as atividades-meio, agregar mais eficiência aos processos e, claro, produtividade ao empreendimento em geral.

 

5. Defina metas inteligentes e desafiadoras

Para finalizar, é importante contar com a ajuda de boas metas. Elas representam um viés de futuro, ou melhor, onde a empresa deseja chegar no curto prazo. Por isso, funcionam como um guia para os profissionais, canalizando o esforço no que é realmente útil.

Uma boa meta é desenvolvida seguindo o padrão S.M.A.R.T., um acrônimo de cinco palavras do inglês. Elas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes para o crescimento da empresa e temporais, ou melhor, com prazo de alcance bem definido.

Veja, essas são algumas dicas que podem melhorar o desempenho da empresa. Ao aplicá-las, conseguirá construir um empreendimento lucrativo, atraente para os investidores e resistente as variáveis do mercado. Então não deixe para depois.

 

Fonte: https://bit.ly/2wjoTOl

Deixe seu comentário